Pesquisar este blog

domingo, 14 de novembro de 2010

CURIOSIDADES

VOCÊ SABIA?



George Stephenson (1781-1848) desenhou a locomotiva a vapor e é conhecido como o pai dos caminhos de ferro britânicos.
Na sua juventude trabalhou como operador de máquinas a vapor numa mina de carvão em Wylam, a sua terra natal. O seu conhecimento sobre os motores a vapor foi aumentando, até que em 1812, deixou de operar máquinas e passou a construí-las.
Stephenson projetou a sua primeira locomotiva em 1814, que foi batizada de Blucher e destinava-se ao transporte de carvão dentro da mina e foi a primeira locomotiva a usar rodas com rebordos que a impediam de sair dos carris.
Foi convidado para construir uma ferrovia de 13 Km entre Hetton e Sunderland, esta usava a gravidade para mover a carga nos percursos inclinados e locomotivas para as partes planas e subidas e foi a primeira linha-férrea que não usava nenhum tipo de energia animal.
Entre 1822 e 1825 construiu a sua primeira locomotiva à qual chamou ‘’Active’’ e mais tarde renomeou ‘’Locomotion’’. A linha-férrea foi inaugurada em 27 de Setembro de 1825. Conduzida por Stephenson, a ‘’Locomotion’’ transportou 80 toneladas de carvão e demorou 2 horas para percorrer o trajecto de 15 quilómetros, tendo chegado a atingir os 39 Km/hora numa parte do troço. A primeira carruagem desenhada para transporte de passageiros, chamava-se ‘’Experiment’’ e foi também atrelada ao comboio. Foi a primeira vez que passageiros foram transportados num veículo propulsionado por uma locomotiva a vapor.
Durante a construção da linha, Stephenson reparou que mesmo nas pequenas subidas do percurso, a velocidade do comboio diminuía drasticamente e que as descidas, tornavam os travões completamente inúteis,pois estes não conseguiam fazer parar o comboio. Isto o levou a considerar que as linhas-férreas, deveriam ter um percurso o mais plano possível. Quando fez as linhas-férreas BoltonLeigh e LiverpoolManchester, esses conhecimentos levaram-no a fazer uma série de terraplanagens e a construir viadutos em pedra, de forma a tornar os percursos mais suaves.
            Stephenson tornou-se um homem muito famoso, tendo-lhe sido oferecido o lugar de engenheiro-chefe em diversas linhas-férreas. Morreu em 12 de Agosto de 1848 em Chesterfield na Inglaterra. O seu filho Robert Stephenson foi quem analisou os anteprojetos da construção da 1ª linha férrea paulista, a São Paulo Railway.

Nenhum comentário:

Postar um comentário